Maria Celeste vagueia pelo interior do Estado de São Paulo


Seguindo com o projeto
“Confraria da Dança, Repertório em Circulação”, viabilizado pelo EDITAL LPG SP Nº 20/2023 - DIFUSÃO CULTURAL da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, a Confraria da Dança circula com o espetáculo Maria Celeste, livre para todas as idades. Vagueando com seu boizinho pelos terreiros do Brasil, pela mitologia e pelas estrelas do firmamento, a personagem Maria Celeste dança e conta histórias, celebrando a força e a energia do bicho boi. O espetáculo promete encantar o público com duas apresentações gratuitas em Marília, no Teatro Municipal "Waldir Silveira Mello", marcadas para os dias 23 de agosto, sexta-feira, às 14h, e 24 de agosto, sábado, às 17h. As apresentações contam com recursos de acessibilidade para os públicos surdo e com deficiência auditiva.

O projeto “Confraria da Dança, Repertório em Circulação” dinamiza as ações artísticas que a Confraria da Dança desenvolve desde 1996, possibilitando a circulação de três espetáculos de seu repertório em 18 apresentações por 12 cidades do interior e litoral paulista, contemplando uma diversidade de público, do infantojuvenil ao adulto; além disso, 100% das ações do projeto são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade para os públicos surdo e com deficiência auditiva.Maria Celeste tem dramaturgia e direção da bailarina, coreógrafa e artista plástica Diane Ichimaru, que também assina figurinos e criação das máscaras e bonecos. Diane divide a cena com o bailarino, iluminador e produtor artístico Marcelo Rodrigues nesta nova criação direcionada às crianças, dando continuidade a uma parceria de 28 anos.

A concepção de todos os elementos de Maria Celeste é pautada pela simplicidade e o fazer artesanal. Figurinos e cenografia foram desenvolvidos integrando o processo de criação, entrelaçando estes fazeres à direção e criação coreográfica, opção que proporciona extrema independência dentro do desenvolvimento do processo, reforçando o caráter autoral da obra.

Panôs bordados e com aplicações de retalhos de tecidos, máscaras e objetos construídos com papietagem, integram a cena. Tantos brinquedos criados com carinho e detalhe pelas mãos de Diane ganham vida por meio dos corpos dos dois bailarinos, dançando histórias do boizinho. Peças antigas de madeira foram ressignificadas para guarnecer a cena, como a base de uma de cômoda e os pés de uma mesinha de madeira torneada, caixas de ferramentas e banquinhos rústicos de ordenha. Instrumentos de percussão ganham a dança e costuram as histórias.

A trilha musical original é composta pelo violeiro e multi-instrumentista João Arruda, recriando várias vertentes de manifestações populares, utilizando instrumentos da família das cordas, e claro que não podiam faltar as rabecas e suas violas caipiras. Na percussão, uma mistura de caixas, tambores, pandeiros e pandeirões animam as cenas com seu colorido rítmico.

Ficha técnica

Criadores-intérpretes | Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues

Dramaturgia, direção artística figurinos, bordados, máscaras | Diane Ichimaru

Trilha musical original | João Arruda

Desenho de luz e coordenação de produção | Marcelo Rodrigues

Operação técnica de luz e som | Camilla Puertas e Presto Kowask

Fotografia | Lucas Ichimaru e João Maria

Consultoria em acessibilidade | João Pedro Acciari

Interpretação em LIBRAS | Verena Teixeira

Comunicação | Leila Lemes Branco

Assistência de produção local | Bruna Motta, Renato Junior e Marcelo Masselani

Assistência de montagem e produção | Camilla Puertas

Produção | Confraria da Dança

Espetáculo Maria Celeste - Confraria da Dança

Quando: 23 de agosto, sexta-feira, às 14h e 24 de agosto, sábado, às 17h

Onde: Teatro Municipal de Marília "Waldir Silveira Mello".

Av. Rio Branco, 51, Centro, Marília/SP.

Entrada Gratuita – liberada meia hora antes, respeitando o limite da capacidade da plateia.

Para agendamento de grupos de alunos da Rede Pública de Ensino (Ensino Médio e EJA) e Entidades Assistenciais, entrar em contato pelo direct do Instagram @confraria.da.danca

Capacidade do teatro: 418 lugares/ Duração: 50 min/ Classificação: Livre

#LeiPauloGustavoSP

#tudoviracultsp

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraria da Dança comemora os 10 anos do espetáculo “Sem Fim” com circulação pelo interior de São Paulo

Confraria da Dança no SESI Piracicaba

Abril/ 2023 - Horizonte Submerso no SESC São José dos Campos